1. Identificação | |
Tipo de Referência | Tese ou Dissertação (Thesis) |
Site | mtc-m16c.sid.inpe.br |
Código do Detentor | isadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S |
Identificador | 6qtX3pFwXQZsFDuKxG/xKJNp |
Repositório | sid.inpe.br/marciana/2003/04.14.11.34 (acesso restrito) |
Última Atualização | 2023:02.23.20.04.38 (UTC) simone |
Repositório de Metadados | sid.inpe.br/marciana/2003/04.14.11.34.59 |
Última Atualização dos Metadados | 2023:02.23.20.04.39 (UTC) simone |
Chave Secundária | INPE--TDI/ |
Rótulo | 9947 |
Chave de Citação | Caetano:2002:PrViCa |
Título | Utilização de sensoriamento remoto e sistema de informação geográfica no planejamento de rodovias. Estudo de caso: prologamento da Via Carvalho Pinto |
Título Alternativo | Use of the remote sensing and geographical information system to planning a road desing. Case study: extend of Carvalho Pinto highway |
Curso | SER-SPG-INPE-MCT-BR |
Ano | 2002 |
Data Secundária | 20020619 |
Data | 2002-04-24 |
Data de Acesso | 12 maio 2024 |
Tipo da Tese | Dissertação (Mestrado em Sensoriamento Remoto) |
Tipo Secundário | TDI |
Número de Páginas | 112 |
Número de Arquivos | 1 |
Tamanho | 17422 KiB |
|
2. Contextualização | |
Autor | Caetano, Norton Roberto |
Grupo | SER-SPG-INPE-MCT-BR |
Banca | Santos, Athos Ribeiro dos (presidente) Tompyuki, Ohara (orientador) Jimez-Rueda, Jairo Roberto Mattos, Juércio Tavares de |
Universidade | Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) |
Cidade | São José dos Campos |
Histórico (UTC) | 2006-09-27 21:13:41 :: administrator -> jefferson :: 2008-05-02 16:47:00 :: jefferson -> administrator :: 2009-07-07 16:12:59 :: administrator -> jefferson :: 2009-07-08 15:16:41 :: jefferson -> camila :: 2009-07-09 15:50:02 :: camila -> banon :: 2010-02-10 14:53:03 :: banon -> camila :: 2010-03-08 17:07:02 :: camila -> administrator :: 2010-05-11 01:36:38 :: administrator -> ricardo :: 2010-11-19 11:25:09 :: ricardo -> marciana :: 2010-11-19 12:25:01 :: marciana -> administrator :: 2002 -> 2022-03-16 01:46:59 :: administrator -> marciana :: 2023-01-09 18:54:29 :: marciana -> simone :: 2023-01-09 18:56:49 :: simone :: -> 2002 2023-01-09 18:59:45 :: simone -> administrator :: 2002 2023-01-22 13:43:16 :: administrator -> simone :: 2002 |
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3. Conteúdo e estrutura | |
É a matriz ou uma cópia? | é a matriz |
Estágio do Conteúdo | concluido |
Transferível | 1 |
Palavras-Chave | sensoriamento remoto rodovias engenharia rodoviária geologia de engenharia planejamento de traçado |
Resumo | OBS.: está faltando a página 58 no original. O presente trabalho apresenta uma metodologia de utilização de Sensoriamento Remoto e Sistema de Informação Geográfica (SIG) para caracterização do meio físico, visando subsidiar a fase de planejamento do projeto de construção de uma rodovia. Para estudo de caso adotou-se a rodovia Governador Carvalho Pinto. A área teste situa-se entre os paralelos 22°45' a 23°10'S e os meridianos 45°15' a 45°40'W. Para mapeaainento do fraturamento (traços de juntas e lineamentos estruturas) e do uso e ocupação da terra foram utilizados imagens do ETM+/Landsat-7 e HRVIR/Spot-4. Ainda com auxilio destas imagens, realizou-se uma reinterpretação dos dados de litologia, pedologia e fisiografia de Ohara (1995). Além destes dados, utilizou-se da informação de declividade, áreas de proteção ambiental e cartas topográficas IBGE 1:50000. Realizou-se um trabalho de campo onde foram coletadas informações do fi -aturamento (falhas e juntas), do tipo de solo, rocha e das formas de relevo para fins de constatação dos dados mapeados. Todos estes dados foram inseridos em um SIG, obtendo-se um banco de dados georreferenciado. Utilizando a operação Analytical Hierarchy Process (AHP), realizou-se urna média ponderada dos dados de declividade, litologia, pedologia, fisiografia, uso e cobertura da terra, densidade de lineamentos e de cruzamentos de lineamentos. À esta integração, foi superposta a informação de zonas de variação de máximos, gerando a carta de aptidão fisi ca para a implantação de rodovias. À esta carta foi adicionada a informação de áreas urbanas e áreas de uso restrito, as quais configuram-se como impróprias para a implantação de rodovias. Propôs-se três diferentes traçados (corredores básicos), para o prolongamento da via Carvalho Pinto. Estes, foram avaliados segundo a sua adequação ao meio físico, de acordo com a carta de aptidão física, com as áreas urbanas e de uso restrito. A análise dos dados permitiu a caracterização do meio flsico para a implantação de rodovias. A metodologia proposta, permite ao planejador, reconhecer as áreas mais e as menos favoráveis para a implantação de rodovias. Este trabalho contribui para a fase de planejamento, ou reconhecimento, do projeto de construção de rodovias. ABSTRACT: The present work shows a methodology to use remote sensing and geographical information system (GIS) to mapping the physic environment, in order to contribute for the planning stage of the highway design. The study was based on the Governador Carvalho Pinto highway and the test area was located between the parallels 22°45' a 23°10'S and the meridians 45°15' a 45°40W. It was used images of the ETM+/Landsat-7 and HRVIR/Spot-4 to map the fractures (faults and strikes), land use and land cover. Based on this images, it was made a new interpretation of the soils, rocks and relief data from Ohara (1995). Also it was used slope data, areas under environmental protection and IBGE topographic maps 1:50000 scale. It was made a field work measuring fractures and collecting soils, rocks and relief information to recognize the mapped data. This data was introduced in a GIS, resulting a database in equal geographical basis. Using the Analytical Hierarchy Process (AHP) operation, it was calculated a mean of the slope, rocks, soils, relief, density of fractures, land use and land cover data. Áreas of maximum stress change was added to this integration and, to this result map, information of the urban areas and environmental protection arcas were added, which represent wrong areas to build highways. Three different traces to Carvalho Pinto highway were tried and tested. This three traces were analyzed with base on the physic aptness map with urban and protect areas. The GIS database allowed an integrated analysis of the physical environnient. The analysis of this database allowed the physical environment characterization to the highway construction. The methodology proposed allows to the planner a recognition of better and poor arcas for highways implantation. This methodology may helps the planning phase of the highway design. |
Área | SRE |
Arranjo | urlib.net > BDMCI > Fonds > Produção pgr ATUAIS > SER > Utilização de sensoriamento... |
Conteúdo da Pasta doc | acessar |
Conteúdo da Pasta source | não têm arquivos |
Conteúdo da Pasta agreement | não têm arquivos |
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4. Condições de acesso e uso | |
Idioma | pt |
Arquivo Alvo | publicacao_faltando pág. 58.pdf |
Grupo de Usuários | administrator marciana simone |
Grupo de Leitores | administrator simone |
Visibilidade | shown |
Permissão de Leitura | deny from all |
Permissão de Atualização | não transferida |
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5. Fontes relacionadas | |
Unidades Imediatamente Superiores | 8JMKD3MGPCW/3F3NU5S |
Acervo Hospedeiro | sid.inpe.br/mtc-m18@80/2008/03.17.15.17 |
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6. Notas | |
Campos Vazios | academicdepartment affiliation archivingpolicy archivist callnumber contenttype copyholder copyright creatorhistory descriptionlevel dissemination doi e-mailaddress electronicmailaddress format isbn issn lineage mark mirrorrepository nextedition notes number orcid parameterlist parentrepositories previousedition previouslowerunit progress resumeid rightsholder schedulinginformation secondarymark session shorttitle sponsor subject tertiarymark tertiarytype url versiontype |
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7. Controle da descrição | |
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